E você, faz alguma ideia do aroma que estaria sentindo caso estivesse na superfície da Lua neste exato momento?
A Lua tem um cheiro bastante peculiar. Pergunte a qualquer astronauta das missões Apollo e você terá essa mesma resposta.
Após seis missões Apollo terem aterrissado a superfície lunar entre 1969 e 1972, um total de 12 astronautas já colocaram seus pés sobre a superfície do nosso grande satélite natural. Décadas mais tarde, astronautas e cientistas lunares ainda estão tentando encontrar uma forma de apreciar o aroma único que só a Lua tem.
Postagens relacionadas:
● Por que vemos a lua durante o dia?
● 10 fatos incríveis sobre a lua
● 10 Imagens estranhas enviadas da lua
● O que aconteceu com as bandeiras deixadas na lua?
● Você sabia que o bacon foi o primeiro alimento consumido na lua?
● Por que não vemos estrelas em fotos tiradas na Lua?
"Tudo que posso dizer é que a impressão instantânea de todos era de que a Lua cheirava a pólvora velha, ou pólvora queimada, mas nada metálico ou amargo. O cheiro de pólvora provavelmente foi o registro mais forte que fica até hoje em nossas mentes", disse Harrison Jack Schimitt, cientista e astronauta da missão Apollo 17, que caminhou na superfície lunar em 1972.
Pegada de Buzz Aldrin em solo lunar. Créditos: NASA. |
Larry Taylor, diretor do Instituto de Geociências Planetárias da Universidade do Tennessee, em Knoxville, trabalhou no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston durante a missão Apollo 17. Segundo Larry, quando um geólogo esmaga uma rocha aqui na Terra, essa pessoa vai sentir algum odor que foi gerado pelo esmagamento dos minerais, criando as chamadas "ligações pendentes". Mas na Lua, as ligações pendentes podem existir por um longo período de tempo. Segundo ele, a umidade da membrana do nariz age com a poeira de ligações pendentes e produz o cheiro tão peculiar que todos os astronautas comentam.
O piloto do módulo lunar da Apollo 11, Buzz Aldrin, também lembra do cheiro da Lua. Quando Armstrong e Aldrin entraram no módulo lunar Eagle, seus trajes e equipamentos estavam cheios de poeira lunar. Esse pó tem um odor único, disse ele.
"Parceia carvão queimado", disse Aldrin. "ou então, o cheiro de cinzas de lareira, principalmente se borrifar um pouco de água sobre o pó".
Ao término da missão Apollo 17 em dezembro de 1972, os trajes espaciais ficaram cobertos de poeira lunar. Créditos: NASA. |
Então caro leitor, você pode nunca ter ido à Lua, mas pelo menos já faz uma ideia do cheiro que estaria sentindo se estivesse por lá. Como a visita ao nosso satélite natural seria um feito incrível, por mais que não houvesse fogos de artifício, pelo menos o cheiro deles você sentiria! [Galeria do Meteorito].