O cometa representa um magnitude de 4,5, e pode ser visto no céu noturno com um telescópio ou binóculo, embora a luz da lua vai ficar no caminho. Ele pode ser visto no céu do norte, na constelação Triangulum, perto de Andromeda. Observando a partir de um local com céu escuro vai melhorar as chances de reconhecer detalhes no cometa.
Cometa C / 2014 Q2 foi a descoberto, em agosto de 2014, e em homenagem a seu descobridor, astrofotógrafo australiano Terry Lovejoy. Este foi o quinto cometa que Lovejoy descobriu desde 2007. No momento da descoberta, o cometa foi estimada para ter uma órbita de um surpreendente 11 mil anos. No entanto, as influências gravitacionais de planetas alteraram essa, aparando-lo até 8000 anos.
A cabeça do cometa parece ter uma tonalidade verde para ele quando vistas à luz visível, o que é devido ao comprimento de onda da luz refletida ficando fora da poeira e moléculas. Não é muito provavelmente uma abundância de carbono diatómico, C2, e cianogénio, (CN) 2. Quando essas moléculas tornam-se ionizado, como a radiação do sol, incandescem verde brilhante. Embora seja verdade que emite uma variedade de comprimentos de onda associados com cores diferentes devido a outras moléculas, o verde representa mais abundante e lava os outros para fora. A cauda, por outro lado, representa azul devido à abundância de monóxido de carbono (CO ionizada +) moléculas.
Se você não quiser ver o cometa com os seus próprios olhos, não se preocupe. O Observatório Slooh Comunidade está colocando em um webcast ao vivo logo à frente do periélio, onde astrônomos irá investigar o cometa usando seus telescópios baseados nas Ilhas Canárias, discutindo sua evolução ao longo do nosso sistema solar.
"Cometa C / 2014 Q2 Lovejoy foi colocando em um show espetacular em nossos céus noturnos com sua cauda etéreo e coma brilhante. Os membros da Slooh foram vê-lo desde os primeiros dias após a sua descoberta, a captura de imagens de sua evolução e desenvolvimento a partir de uma bola de pelos distante do belo cometa que estamos vendo hoje". O astrônomo Será Gater explicou em um comunicado de imprensa. "Agora, uma vez que atinge o periélio, estaremos olhando para trás, incrível jornada do cometa até agora e descobrir o que os telescópios poderosos da Slooh estamos vendo agora."
O webcast está programado para começar às 20:30 (pelo horário de Brasília) em 29 de janeiro, Você pode verificá-la no site ou melodia da Slooh no direito aqui:
*O link foi retirado do ar.
[IFL Science] - Tradução: Ítalo Miranda.
Nenhum comentário: